quinta-feira, 24 de setembro de 2009

2 DE FEVEREIRO DIA DE IEMANJÁ!!!

A tradicão da festa começou em 1924, com a escassez de peixes, um grupo de pescadores e comerciantes adeptos do candomblé, começaram a se perguntar por que não davam presentes à Mãe D'Água.
Resolveram então, chamar uma mãe de santo para organizar os preceitos de um presente que seria entregue, pela primeira vez, no dia 2 de Fevereiro de 1924.

Após a festa, a fartura de peixes voltou a ter resultados generosos. Desde então, nunca mais deixou de ser neste tão consagrado dia,  e até o ano de 1960 a festa foi conhecida como presente a Mãe D'Água.


O grande cantor e compositor, Dorival Caymmi compôs a musica "Dois de Fevereiro", que transformou-se em grande sucesso nas rádios da cidade, e então o Presente da Mãe D'Água passou a ser chamado de Festa de Yemanjá, começando a ganhar grande projeção e atrair multidões. A música tornou-se o verdadeiro hino da festa!

Dia dois de fevereiro
Dia de festa no mar
Eu quero ser o primeiro
Pra salvar Yemanjá

Eu mandei um bilhete pra ela
Pedindo para ela me ajudar
Ela então me respondeu
Que eu tivesse paciência de esperar
O presente que eu mandei pra ela
De cravos e rosas vingou

Chegou, chegou, chegou
Afinal que o dia dela chegou...

Dorival Caymmi

No livro “Cancioneiro da Bahia”, Dorival Caymmi escreveu: “Não pode existir festa popular mais bela do que a de Yemanjá, realizada no dia 2 de fevereiro, no Rio Vermelho, inspiradora dessa canção. O tempo passa e a cada ano a festa da Senhora do Mar torna-se maior, congregando gente vinda de todo o Brasil”.

O 2 de fevereiro alvorece com uma queima de fogos de artificio na praia de Santana, próximo a casa de Yemanjá, antiga Casa do Peso, que anuncia a chegada do presente principal. Em seguida intensificam-se os rituais do candomble e o recebimento das oferendas públicas. Os fieis formam uma fila que contorna a mureta da praia de Santana, cheios de fé, depositam flores naturais, perfumes, sabonetes, pentes, escovas, velas, espelhos, bonecas, além de bilhetes contendo pedidos e agradecimentos, que são cuidadosamente colocados em enormes cestos de palha que serão levados ao mar pelas embarcações.













As cores predominantes de Yemanjá são azul claro e o branco, a saudação usada é "Odoiá". No sincretismo afro-baiano corresponde a Nossa Senhora das Candeias, que no calendário cátolico é celebrada no mesmo dia.







Um comentário:

  1. Legal esse BLOG,essa história do Rio Vermelho é muito curiosa e muita gente não sabe a importância desse bairro dentro da história do Brasil,Parabéns!
    Marcus Vinicius

    ResponderExcluir